terça-feira, 13 de dezembro de 2011

SHAKESPEARE


" WILLIAM SHAKESPEARE "

Ouvir infinitas vezes é pouco e absorver o aprendizado é a essência para a vida
                                     Marco Antonio Santilli




                                    Narração :   MOACIR REIS
                                                  Imagens :   IMAGE BANK.COM

BRASIL - Ribeirão Preto - SP


ATENÇÃO PESSOAL  !!!!
Para registrar seu comentário, segue :

1 - Click no link desejado ou links para esta postagem abaixo
2 - Click para COMENTAR COMO em ANÔNIMO
3 - IDENTIFICAÇÃO no próprio texto
4 - Click em POSTAR COMENTÁRIO 

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

SER OU NÃO SER PROFESSOR ?

                  SER OU NÃO SER PROFESSOR ?
                          EIS A QUESTÃO !

    Professor Adreiton Ferreira Bellarmino de Deus

" Em uma de suas matérias, a Revista Nova Escola nos alertou para um problema bem caótico. Uma pesquisa realizada nos revelou que apenas 2% da população brasileira pensa em seguir a área docente. Por que será que a demanda está tão baixa?
Abaixo estão elencados alguns problemas que os próprios professores sempre apontam, justificando a insatisfação em lecionar:
- Falta de reconhecimento profissional (pessoal e financeiro).
- Falta de respeito dos alunos.
- Falta de comprometimento do grupo gestor das escolas.
- Falta de ferramentas inovadoras.

Poderia ficar citando n problemas do cenário educacional, porém, eles tornam-se posteriores e talvez consequentes de uma outra prerrogativa: há muitos profissionais em sala de aula que não são habilitados a lecionar. De acordo com o INEP, atualmente temos mais de 710 mil professores que estão na área docente, porém não são licenciados para tal.
Na Matemática, por exemplo, encontramos engenheiros, administradores e economistas “ensinando” o teorema de Pitágoras mesmo sem saber quem foi Pitágoras, onde ele viveu, o porquê desse teorema ser estudado e qual sua aplicabilidade.
Aliás, será que esses profissionais sabem que esse teorema não é de Pitágoras de fato? Essas pessoas acabam deturpando a verdadeira matemática, pois, na maioria das vezes, não têm uma fundamentação teórica e metodológica, as quais são essenciais aos educadores no processo de ensino-aprendizagem.
Além disso, muitas delas estão em sala de aula “fazendo um bico” e têm vergonha até mesmo de dizerem que estão lecionando. Imagina um economista ou um engenheiro civil dizer que é professor de matemática da sexta série de uma escola estadual!
Portanto, antes mesmo de levantar problemas relacionados à área docente – problemas elencados no início do texto – primeiramente o indivíduo deve refletir a seguinte questão: quero SER professor ou ESTAR na profissão?
Citando mais uma vez o exemplo da disciplina Matemática, é muito simples entrar em uma sala de aula e reproduzir milhares de exercícios, impor as fórmulas que resolvem tais exercícios, “ensinar truques e macetes” e fazer com que os alunos sejam alienados e mecanizados a “aprender” essa falsa matemática.
Quem faz isso não pode ser considerado um professor, afinal, qual o objetivo da Educação mesmo? Formar cidadãos conscientes, que saibam interpretar, seres pensantes, questionadores, competentes a enfrentar a sociedade que os norteiam. E será que é isso que acontece hoje nas salas de aula?
Ser professor requer, além da fundamentação teórica e metodológica, o gostar pela profissão como em todas as outras profissões. Temos que nos sentir bem e satisfeitos pessoalmente naquilo que fazemos e não pensarmos simplesmente em salários.
Parece demagogia, porém, é justamente por isso que se encontram muitos profissionais frustrados no mercado de trabalho, eles começam a frequentar um determinado curso superior pensando somente no retorno financeiro que virá, e não em um retorno pessoal.
Atualmente, tem-se um contexto na Área Educacional e, se realmente um cidadão quiser SER professor, deve encarar esse contexto como um desafio de sua profissão. É por meio deste desafio que virão os progressos. "


" Mesmo desacreditado e ignorado por todos, não posso desistir, pois para mim, vencer é nunca desistir. "  
ALBERT EINSTEIN


BRASIL - Ribeirão Preto - SP


ATENÇÃO PESSOAL  !!!!
Para registrar seu comentário, segue :

1 - Click no link desejado ou links para esta postagem abaixo
2 - Click para COMENTAR COMO em ANÔNIMO
3 - IDENTIFICAÇÃO no próprio texto
4 - Click em POSTAR COMENTÁRIO 

terça-feira, 22 de novembro de 2011

NÚMEROS INCONTESTÁVEIS

                Educação e Saúde,
             razões para protestar

Jornal Gazeta de Ribeirão
( www.gazetaderibeirao.com.br )
Luiz Flávio Gomes - Jurista e Cientista Criminal
Data: 21/11/2011
        
           A crise mais séria do Brasil não é econômica, sim, social e moral ( ética ). Quando alguns alunos da USP ocupam e depredam a reitoria da Universidade protestando contra a presença da Polícia Militar no Campus, após a detenção de três alunos flagrados fumando maconha, verifica-se o vazio discursivo em que nos encontramos. Com tantos bons motivos para protestar, nenhuma bandeira revolucionária foi levantada.
          Segue uma boa pista (para alguns futuros e sérios protestos): investimentos insuficientes em educação e saúde contribuíram fortemente para a 84ª colocação do Brasil no IDH 2011. Em detrimento delas, estamos priorizando o padrão de vida e o consumo no país. Em 2000, o IDH do Brasil era 0,665 e a expectativa de vida era de 70,1 anos; a média de anos de escolaridade era de 5,6 e a renda nacional bruta per capta era de U$$ 7.698,00. Em 2010 o IDH aumentou para 0,718, a expectativa de vida fechou em 73,5 anos, a média de anos de escolaridade evoluiu somente para 7,2 anos ( enquanto a taxa esperada, ou seja, a expectativa do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, seria de 13,8 anos para o Brasil ), mas a renda per capta saltou para U$$ 10.162,00. Mais dinheiro e mais consumo, mas pouquíssima educação e a saúde está na UTI. Recordemos o básico: em a base da educação o poder de consumo não se sustenta.
          O economista e ex-diretor do Banco Central, Alexandre Schwartsman ( e por ele gravado na rádio Câmara ), ao analisar os recursos gerados pelo aumento de carga tributária nos últimos 15 anos ( com base em dados da Receita Federal ) e o volume de gastos do setor público ( baseado em dados do Banco Central e da pesquisa do economista Sérgio Gobetti ), concluiu que apenas 8,6 % do arrecadado é usado para investimentos em construções de escolas e hospitais. Ou seja, a cada R$ 100 aferido, R$ 8,6 é investido em educação e saúde. Gastamos muito pouco com o que efetivamente interessa para a nação e a população. Quer bandeira mais emblemática do que esta ?
          Só o INSS e as aposentadorias do setor público consomem quase 14 % do PIB. Isso explica o aumento significativo do padrão de vida e de consumo da população. Segundo o economista, o uso do dinheiro em aposentadorias e fundo de pensão não é errado, contudo os recursos finitos de que o país dispõe devem ser usados com mais foco.
          Considerando-se que o Brasil ainda é um país jovem, em que apenas  5 % da população têm mais de 65 anos e que de acordo com o IDH 2011, a idade mediana do brasileiro é de 29,1 anos, não faz sentido que o investimento em aposentadorias e fundos de pensão supere o da educação e saúde. Questões importantes como estas deveriam, antes de quaisquer outras, ser devidamente entendidas, discutidas e contestadas pela população, principalmente pelos jovens universitários, já que a educação e saúde são as grandes bases para compor o futuro e o desenvolvimento de qualquer país. Com tantas bandeiras justas à nossa disposição, parece um grande equívoco fazer protestos vazios e sem sentido prático para toda a população.


BRASIL - Ribeirão Preto - SP


ATENÇÃO PESSOAL  !!!!
Para registrar seu comentário, segue :

1 - Click no link desejado ou links para esta postagem abaixo
2 - Click para COMENTAR COMO em ANÔNIMO
3 - IDENTIFICAÇÃO no próprio texto
4 - Click em POSTAR COMENTÁRIO 

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

VIDEO - PERPENDICULARISMO

GRANDE PROBABILIDADE 
DE  TER SIDO A PRIMEIRA VEZ
DE UMA 
APRESENTAÇÃO PRÁTICA 
 AO PÚBLICO,
COM DIDÁTICA INOVADORA
NA DISCIPLINA DA MATEMÁTICA
EM UM PARQUE CHAMADO 
 PARQUE MAURÍLIO BIAGI  
NA CIDADE DE 
RIBEIRÃO PRETO-SP,
ENTRE OS DIAS
26/05/2011 
05/06/2011
A CÉU ABERTO, 
COMO MOSTRAM 
AS FOTOS E VIDEOS PARTICULARES, 
SEM QUALQUER DIVULGAÇÃO 
DA MÍDIAS ESCRITA OU TELEVISIVA,
PARA QUE UM MELHOR
NÚMERO DE PESSOAS 
APROVEITASSEM AS
DEMONSTRAÇÕES PRÁTICAS OBJETIVANDO
MELHOR ENTENDIMENTO DA MATEMÁTICA.




PERPENDICULARISMO 
 Ribeirão Preto - SP

Demonstrações feitas ao público no Parque Maurílio Biagi, usando vários objetos como colunas de concreto, postes de iluminação, árvores e outros para verificar se estão na perpendicular em relação ao solo, formando um ângulo reto ( 90° ) entre solo e fio azul de naylon, veja video.


YOUTUBE ( Curtindo Matemática ) 




BRASIL - Ribeirão Preto - SP


ATENÇÃO PESSOAL  !!!!
Para registrar seu comentário, segue :

1 - Click no link desejado ou links para esta postagem abaixo
2 - Click para COMENTAR COMO em ANÔNIMO
3 - IDENTIFICAÇÃO no próprio texto
4 - Click em POSTAR COMENTÁRIO 


terça-feira, 25 de outubro de 2011

01 - SACANDO CONHECIMENTOS

01 - Soma dos Ângulos Internos de qualquer Triângulo
( Vôlei com Matemática )

Temos na maquete de uma quadra de vôlei, vários pinos de madeira, que simbolizam o posicionamento dos jogadores na referida quadra. Com um elástico colorido, escolhemos três pontos destes pinos para fixá-lo, surgindo um triângulo. Fazendo a medição de cada ângulo interno deste triângulo surgiram 40°, 70º e 70°.  A soma destes três ângulos internos para qualquer triângulo corresponde a um Ângulo Raso (  180°  ), meia circunferência, como mostram fotos abaixo.





70°  +  40°  +  70°  =  180°

ATENÇÃO

180° É A SOMA DOS ÂNGULOS INTERNOS PARA
QUALQUER TRIÂNGULO

BRASIL - Ribeirão Preto - SP

ATENÇÃO PESSOAL  !!!!
Para registrar seu comentário, segue :
1 - Click no link desejado ou links para esta postagem abaixo
2 - Click para COMENTAR COMO em ANÔNIMO
3 - IDENTIFICAÇÃO no próprio texto
4 - Click em POSTAR COMENTÁRIO 

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

DEMONSTRAÇÕES NO PARQUE


GRANDE PROBABILIDADE 
DE  TER SIDO A PRIMEIRA VEZ
DE UMA 
APRESENTAÇÃO PRÁTICA 
 AO PÚBLICO,
COM DIDÁTICA INOVADORA
NA DISCIPLINA DA MATEMÁTICA
EM UM PARQUE CHAMADO 
 PARQUE MAURÍLIO BIAGI  
NA CIDADE DE 
RIBEIRÃO PRETO-SP,
ENTRE OS DIAS
26/05/2011 
05/06/2011
A CÉU ABERTO, 
COMO MOSTRAM 
AS FOTOS E VIDEOS PARTICULARES, 
SEM QUALQUER DIVULGAÇÃO 
DA MÍDIAS ESCRITA OU TELEVISIVA,
PARA QUE UM MELHOR
NÚMERO DE PESSOAS 
APROVEITASSEM AS
DEMONSTRAÇÕES PRÁTICAS OBJETIVANDO
MELHOR ENTENDIMENTO DA MATEMÁTICA.

Os conteúdos escolhidos da Matemática foram;
o Número Pi, Teorema de Pitágoras, Transformações de Unidades ( Comprimento e Área ) e o Perpendicularismo de uma forma simples, prática acompanhado de uma didática envolvente para um bom aprendizado. 













  Quando recebemos um ensinamento, devemos receber como um valioso presente e não como uma dura tarefa. Eis aqui a diferença que TRANSCENDE  "
                              ALBERT    EINSTEIN


BRASIL - Ribeirão Preto - SP


ATENÇÃO PESSOAL  !!!!
Para registrar seu comentário, segue :

1 - Click no link desejado ou links para esta postagem abaixo
2 - Click para COMENTAR COMO em ANÔNIMO
3 - IDENTIFICAÇÃO no próprio texto
4 - Click em POSTAR COMENTÁRIO 


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

" ANTI-GRAVIDADE "


Professores que transformaram
a teoria na prática.
CAMPO MAGNÉTICO

 Professor Amadeu Albino
Professor Giovanninni Batista
Professor J. Cousteau




 " Se quer viver uma vida feliz, amarre-se a uma meta, não às pessoas nem às coisas " 
ALBERT   EINSTEIN


BRASIL - Ribeirão Preto - SP

ATENÇÃO PESSOAL  !!!!
Para registrar seu comentário, segue :

1 - Click no link desejado ou links para esta postagem abaixo
2 - Click para COMENTAR COMO em ANÔNIMO
3 - IDENTIFICAÇÃO no próprio texto
4 - Click em POSTAR COMENTÁRIO 

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

18 - SACANDO CONHECIMENTOS


18 - ÓPTICA   ( VÔLEI com MATEMÁTICA )


O bloqueio foi feito na rede da referida maquete com dois jogadores rente a ela, onde temos duas possibilidades na direção que a esfera poderia tomar no interior da quadra. Fazendo uso de uma lanterna emitindo feixes paralelos de luz, no visual temos duas áreas bem definidas; a área sombreada do bloqueio que representa a defesa e a área iluminada que representa os pontos de um ataque.
Da mesma forma, a maquete em uma sala escura é mais empolgante, pois a sombra dos jogadores é vista movimentando-se a medida que a lanterna ligada se locomove para a direita e esquerda com seus feixes paralelos de luz refletindo a sombra para o lado oposto e representando a defesa. A luz da referida corresponde a uma maior probabilidade dos pontos de ataque.




BRASIL - Ribeirão Preto - SP


  "  SE UM DIA VOCÊ TIVER QUE ESCOLHER ENTRE O MUNDO E O AMOR, LEMBRE-SE:  SE ESCOLHER O MUNDO FICARÁS SEM AMOR, MAS SE ESCOHER O AMOR, COM ELE VOCÊ CONQUISTARÁ O MUNDO  "   

ALBERT  EINSTEIN



ATENÇÃO PESSOAL  !!!!
Para registrar seu comentário, segue :

1 - Click no link desejado ou links para esta postagem abaixo
2 - Click para COMENTAR COMO em ANÔNIMO
3 - IDENTIFICAÇÃO no próprio texto
4 - Click em POSTAR COMENTÁRIO 

terça-feira, 6 de setembro de 2011

17 - SACANDO CONHECIMENTOS

      
 17 - PARALELAS  ( VÔLEI  com  MATEMÁTICA ) 

São retas que não possuem a intersecção entre elas, mantendo uma distância constante na perpendicular entre elas em qualquer posição.
Na quadra de voleibol representada pela maquete em menor escala, notamos que a bola ao ser cortada principalmente nas extremidades da rede, sua trajetória poderá ser paralela em relação à divisa da quadra, como mostram as três fotos abaixo.
A hipotenusa no Triângulo Retângulo nasce no momento que a esfera é cortada, representando a trajetória da mesma de coloração branca, para uma melhor visão do paralelismo com o branco do limite da quadra.
  




                                 
         BRASIL - Ribeirão Preto - SP
                                               ATENÇÃO PESSOAL  !!!!
                                        Para registrar seu comentário, segue :

1 - Click no link desejado ou links para esta postagem abaixo
2 - Click para COMENTAR COMO em ANÔNIMO
3 - IDENTIFICAÇÃO no próprio texto
4 - Click em POSTAR COMENTÁRIO

domingo, 14 de agosto de 2011

REPORTAGEM - Vôlei x Matemática


REPORTAGENS 

Matemática inserida
no
Jogo de Voleibol

33 Conteúdos até o momento


INTERDISCIPLINARIDADE
Real e Visível  
  Educação Física e Matemática


 TRÊS VIDEOS PRÁTICOS - Link de  JULHO




 
BRASIL - Ribeirão Preto - SP


                                 ATENÇÃO PESSOAL  !!!!
                            Para registrar seu comentário, segue:

1 - Click no link lateral desejado ou links para esta postagem abaixo
2 - Click para COMENTAR COMO em ANÔNIMO
3 - Identificação no próprio texto
4 - Click em POSTAR COMENTÁRIO 

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

TENTANDO ESCLARECER


" O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer"
                                  ALBERT  EINSTEIN


???????????  DÚVIDAS  ????????????   

(Fator Comum, Evidência e Trinômio Quadrado Perfeito  )         


Veja !!
Exemplo >   Fatore  6x²  -  9x³  

   6x²   -    9x³  =  2.3.x²  -   3².x³  = retiramos os fatores comuns de mesma base com menor expoente para colocá-los em evidência 
       3.x² (            )
ou fatoramos em mais produtos para visualizar o fator comum para colocá-lo em evidência
        2.3.x²   -   3².x³   =    2.3.x²   -   3.3.x².x  =
        3.x² (            )
dividindo cada termo de   6x²  -   9x³   por   3.x²  , teremos os termos  dentro do parênteses
   6x² /  3x²   =     2 
     
- 9x³  /  3x²   =  - 3x
     
3.x² (           )  =  3x².( 2  -  3x )  ou  3x² ( 2  -  3x ) 
                                  Fatorado                   Fatorado


 Trinômio Quadrado Perfeito, representaremos por TQP

A forma fatorada do TQP são Produtos Notáveis, que podem ser :
Quadrado da
Soma de dois termos :          (QSDT)-->( a +  b )²
Quadrado da
Diferença de dois termos :  (QDDT)-->( a  -  b )²

Perceba que temos mão dupla para QSDT e QDDT ao TQP, segue apenas um. 
          
           A ÚNICA DIFERENÇA É O SENTIDO DA SETA

                             QSDT -------> TQP
                         ( a+ b )² ------->  a² + 2ab + b²
                            
                            QSDT <-------  TQP
                        ( a + b )² <-------   a² + 2ab + b²   

                                Segue o TQP

1 - Tem três termos que podem variar em sua localização
2 - Dois dos três termos são quadrados perfeitos, portanto possuem raiz quadrada exata
3 - O termo que não é quadrado perfeito é positivo ou negativo, sendo duas vezes o produto das raizes quadradas dos dois termos quadrado perfeito

Veja em um exemplo simples, várias maneiras de escrever o mesmo TQP :               
                                6xy  +   +  9y²

                                  x²  +  9y²+ 6xy
                                 
                                9y²6xy +  x² 
 
                                  x² 6xy + 9y²    

Em todos, os dois termos azuis, são quadrados perfeitos em qualquer posição no TQP 
                                         x²   e     9y²

Tiramos a RAIZ QUADRADA de     que é igual a   x
                   
                   RAIZ QUADRADA de   9y²  que é igual a   3y

O produto do resultado das raizes quadradas ( x3y ou 3xy ) por DOIS, deve resultar no terceiro termo para ser TQP

                                      2 . 3xy   =     6xy


Verificado o TQP usamos as duas extrações x e 3y para uma ADIÇÃO ( x  + 3y ) se   6xy   for positivo ou uma SUBTRAÇÃO ( x  -  3y ) se   6xy   for negativo, elevado ao quadrado
                                 
                                +   6xy     >     (  x  +  3y  )²
                                 -   6xy     >     (  x   -  3y  )²

                 Bom treinamento !!!!!  Professor Santilli

                                      Brasil  -  Ribeirão Preto  -  SP
                                            
                                                      
                          ATENÇÃO PESSOAL  !!!!
                         Para registrar seu comentário, segue:

1 - Click no link lateral desejado ou links para esta postagem abaixo
2 - Click caixa COMENTAR COMO em ANÔNIMO
3 - Identificação no próprio texto
4 - Click em POSTAR COMENTÁRIO

           
 
   

domingo, 31 de julho de 2011

CRISE - Albert Einstein

                                           
                                         
                                                            CRISE

" Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor bênção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar superado. Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que às soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la  "
    14/03/1879     Albert Einstein      18/04/1955
                                     76 anos

                                                   Brasil - Ribeirão Preto - SP

                                     ATENÇÃO PESSOAL  !!!!
                                           Para registrar seu comentário, segue:

1 - Click no link lateral desejado ou links para esta postagem abaixo
2 - Click caixa COMENTAR COMO em ANÔNIMO
3 - Identificação no próprio texto
4 - Click em POSTAR COMENTÁRIO