A memorização da tabuada só acontecerá se houver concentração, portando o aluno aprende a tabuada e como se concentrar nas demais situações da Matemática e porque não dizer na vida.
Tabuada ( 7 )
Após explicações aos alunos, tabela para treinamento
1 - O aluno(a) CANHOTO, começa da DIREITA para a ESQUERDA
2 - Escrevendo e lendo mentalmente CADA LINHA no quadrilátero, olhando a anterior.
3 - NÃO é DISPUTA para acabar logo, é CONCENTRAÇÃO para a MEMORIZAÇÃO !!
4 - Terminando, SÓ VAI PARA OUTRA TABUADA após verificação. Não memorizado, FAÇA NOVAMENTE em nova folha até sua CONFIANÇA!
SUGESTÕES PARA UM Tabuada ( 7 )
Após explicações aos alunos, tabela para treinamento
1 - O aluno(a) CANHOTO, começa da DIREITA para a ESQUERDA
2 - Escrevendo e lendo mentalmente CADA LINHA no quadrilátero, olhando a anterior.
3 - NÃO é DISPUTA para acabar logo, é CONCENTRAÇÃO para a MEMORIZAÇÃO !!
4 - Terminando, SÓ VAI PARA OUTRA TABUADA após verificação. Não memorizado, FAÇA NOVAMENTE em nova folha até sua CONFIANÇA!
MELHOR RENDIMENTO
COM SALA DE 25 ALUNOS ,
NA TABUADA
1 - Tenha um envelope para cada tabuada ( total de 8 envelopes ).
2 - Cada envelope deve ter de 25 a 30 folhas da referida tabuada.
3 - Após a orientação de como devem proceder em sua concentração para a memorização da tabuada, toda sala geralmente inicia pela tabuada do 2, caso algum aluno já tenha este domínio, que ele inicie por outra sem domínio.
4 - Conforme vão terminando, peça para vir a sua mesa individualmente para uma vistoria oral e aleatória da mesma.
5 - Caso acerte e não demore na resposta ( ESTÁ HAVENDO BOA CONCENTRAÇÃO ), pode ser dada outra tabuada na sequência.
6 - Caso erre e mostre insegurança na resposta ( ESTÁ HAVENDO POUCA CONCENTRAÇÃO ), deve fazer novamente a mesma tabuada com maior atenção, que refletirá em sua concentração ( folha nova da mesma tabuada, quanto for necessário ).
7 - Após a confirmação de sua memorização de uma tabuada, seria interessante misturar situações problemas, usando a referida em suas soluções antes de proseguir para outra.
8 - Para cada tabuada feita na residência deste aluno, deve haver uma verificação alternada pelo( Pai, Mãe, Irmão, ou seja, alguem ) antes de seguir para a próxima.
MUITA PAZ !!! NÃO DESISTA, VAI CONSEGUIR !!
Prof. Santilli
Tenho todas as tabuadas ( 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 ) prontas na forma mencionada acima, podendo enviar em anexos para seu e-mail, basta manter contato ok !!!
BRASIL-Ribeirão Preto-SP
ATENÇÃO PESSOAL !!!!!
Para registrar seu comentário, segue:
1 - Clique no link da matéria desejada
2 - Clique na caixa de COMENTAR COMO em ANÔNIMO
3 - Sua identificação pode ser feita no próprio texto
4 - Clique em POSTAR COMENTÁRIO
Boa noite professor,
ResponderExcluirA forma como está organizada esta tabuada está incorreta. Para se trabalhar a tabuada do 7,por exemplo, a organização correta é
1 X 7
2 X 7
3 X 7, isto é, o grupo com 7 elementos repetido uma vez, duas etc.
Outro comentário que gostaria de deixar é que, para a memorização, é muito melhor investigar a configuração retangular das tabuadas. Mais divertido, mais instigante e mais produtivo do que a memorização mecânica pura e simplesmente.
Também é legal explorar com os estudantes a elegância dos parões que surgem, quando, por exemplo, se organiza o quadro da multiplicação e vai se discutindo com eles dobro, quíntuplos etc;
X 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9
0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Professor, obrigado pelos comentários e desculpe a demora no contato e: se possível deixe seu nome, ok !
ResponderExcluirQuanto ao seu comentário sobre a posição do 7, é correta ( 3 x 7 = 7 + 7 + 7 = 21 ), só usei como de costume a posição ( 7 x 3 - 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 = 21 ) para melhor identificar a tabuada do 7 que se pretende estudar. O foco principal consiste no aprendizado da concentração, visando sua memorização, sem entrar na parte técnica de seu posicionamento.
Quanto aos demais, já estou fazendo e criando novos caminhos que tornam mais interessantes este conteúdo, valeu e grande abraço !!! Santilli