quarta-feira, 18 de julho de 2012

CONSEQUÊNCIAS CHEGAM


              CONSEQUÊNCIAS CHEGAM

Quando pensamos em melhorias no setor educacional, os aspectos humanos e materiais são muito importantes e essenciais quando se quer ser bem sucedido nesta empreitada, porém a ordem dos investimentos não é primordial, mas sim que ambos sejam abordados em sua plenitude.                    

Fora da área citada, os exemplos de melhoria e aumento da qualidade estão ao nosso redor sobre vários segmentos de grande, médio e pequeno porte de fábricas e empresas como a Petrobrás, a Vale, as Usinas de Açúcar e Etanol, Telefonias, Comunicações Televisivas, Autos e outras mais que geram lucro devido aos dois investimentos aplicados continuamente.

Todos são capazes e simplesmente é mantido um aprendizado contínuo de novas técnicas e equipamentos para resultados melhores com uma preocupação bem clara da qualidade para toda sociedade.

Tudo que existe passa por Escolas e Professores, onde a concentração do que vai aprender somada a sua base educacional, dará maiores resultados positivos no trabalho prático dessas pessoas na linha de produção final. Contratar novos funcionários ou simplesmente substitui-los, seja lá qual a razão, já está se tornando difícil para suprir o mercado nacional, principalmente no que se refere à parte técnica e com nível superior, obrigando empresas e indústrias recorrerem à mão de obra estrangeira.  

A necessidade urgente de investimentos maçantes com boa porcentagem do PIB na base educacional do Ensino Fundamental é essencial para obter resultados melhores a médio e longo prazo, pois até o momento não chega de forma geral ou não é aplicado na prática como se deveria em cada Estado, almejando a diminuição gradativa das dificuldades destes alunos, para que haja brasileiros qualificados atuando e repondo nas mais variadas funções.  

Por exemplo, o aumento das aulas de 180 para 200 dias letivos e recuperação de uma a duas semanas é muito simples em sua execução, o grande problema é o baixo investimentos práticos que infelizmente tem mostrado que não são suficientes para reverter uma quantidade enorme de alunos defasados e em crescimento, não habituados ao uso da palavra ESTUDAR de fato na escola e residência, aumentando de forma assustadora os analfabetos funcionais .

Os conhecimentos não são adquiridos por osmose ou apenas com a presença em sala de aula ou com o  aumento do número de aulas no ano letivo, é preciso haver concentração, treinamento e correções de seu passado e presente, com muita vontade e mudanças de atitude que não se consegue da noite para o dia, com alunos sem pré- requisitos de muitos e muitos anos.

O trabalho é grande e sem os projetos práticos que auxiliem o Professor(a) rumo a estas mudanças de atitudes destes alunos, que  não são estudantes, o quadro de reposição profissional se torna mais difícil e desproporcional. O dominó baterá na porta de toda a sociedade, inevitavelmente, como já ocorre.

A cada ano letivo, alunos com baixa base nas áreas da escrita e exatas, por exemplo, estão formando em maior número sem um domínio mínimo de conhecimentos básicos. Os números são incontestáveis nos mais diferentes exames ou testes para uma vaga de um simples emprego.

A sociedade brasileira já vem sofrendo, aproximadamente há três décadas, com a baixa destes investimentos na Educação e exigir resultados imediatistas na forma que está, de Professores sem apoio direto no auxílio com projetos e punições verdadeiras aos alunos desrespeitosos com a escola e seu mestre sem a mudança de mentalidade, só prolonga e aumenta o número de alunos defasados com grandes perspectivas de frustrações, empregos informais, vícios destrutivos a ele e à família, violência de várias formas e um prejuízo social irreparável sem esperança de melhora, principalmente na base educacional. 

Caso persistam nesta conduta de baixo investimento em projetos de médio e longo prazo para colher resultados positivos na absorção de conhecimentos com estudo, respeitando o tempo para estas crianças assimilarem e mudarem suas atitudes incorretas, a intensidade da luz no final do túnel tende a se apagar, nossas velas acesas já ultrapassaram a metade neste túnel.
                                            
                                         Ribeirão Preto, 1º/07/2012
                                                 Professor Santilli
                                            santilli.cm@gmail.com

BRASIL - Ribeirão Preto - SP

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