Usando muito o TATO
Fizemos na sala do projeto "Curtindo Matemática", demonstrações práticas dos diferentes sólidos geométricos com o objetivo de definir os vértices, as arestas, os lados e as faces aos alunos do Ensino Fundamental I de uma forma não direta e sim percebida por eles, usando inicialmente o tato.
Eles foram colocados em circulo com os objetos geométricos no centro e pedimos para que todos fechassem os olhos, cada aluno recebia um objeto e ao tocá-lo, iniciava o estudo.
Após essa etapa os alunos tentavam identificá-los, que ao abrir os olhos, constatavam a figura que inicialmente era sensibilizada ou percebida apenas pelo tato com o real ao ser vista.
Foi uma experiência, que a professora Regiane e eu nos emocionamos com os resultados, pois os objetivos de ensino aprendizagem foram plenamente alcançados. Já estamos fazendo com os olhos cobertos esta construção mental dos sólidos geométricos.
Brasil - Ribeirão Preto - SP
ATENÇÃO PESSOAL !!!!!
Para registrar seu comentário, segue:
1 - Clique no link da matéria desejada
2 - Clique na caixa de COMENTAR COMO em ANÔNIMO
3 - Sua identificação pode ser feita no próprio texto
4 - Clique em POSTAR COMENTÁRIO
Fizemos na sala do projeto "Curtindo Matemática", demonstrações práticas dos diferentes sólidos geométricos com o objetivo de definir os vértices, as arestas, os lados e as faces aos alunos do Ensino Fundamental I de uma forma não direta e sim percebida por eles, usando inicialmente o tato.
Eles foram colocados em circulo com os objetos geométricos no centro e pedimos para que todos fechassem os olhos, cada aluno recebia um objeto e ao tocá-lo, iniciava o estudo.
Após essa etapa os alunos tentavam identificá-los, que ao abrir os olhos, constatavam a figura que inicialmente era sensibilizada ou percebida apenas pelo tato com o real ao ser vista.
Foi uma experiência, que a professora Regiane e eu nos emocionamos com os resultados, pois os objetivos de ensino aprendizagem foram plenamente alcançados. Já estamos fazendo com os olhos cobertos esta construção mental dos sólidos geométricos.
Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver
apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e
se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar
um oásis no recôndito da sua alma .
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um 'não'.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
(Fernando Pessoa)
mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver
apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e
se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar
um oásis no recôndito da sua alma .
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um 'não'.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
(Fernando Pessoa)
Brasil - Ribeirão Preto - SP
ATENÇÃO PESSOAL !!!!!
Para registrar seu comentário, segue:
1 - Clique no link da matéria desejada
2 - Clique na caixa de COMENTAR COMO em ANÔNIMO
3 - Sua identificação pode ser feita no próprio texto
4 - Clique em POSTAR COMENTÁRIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário